top of page

Para celebrar a música de concerto


O ano era 2013 e os sonhos e conquistas foram galgando, nota a nota, concerto após concerto, um espaço de destaque na cena musical cearense, nacional e internacional. Hoje, apenas três anos depois de seu início, o projeto Sinfonia.Br tem motivos de sobra para celebrar, deixando um grande legado cultural para inúmeros jovens.

Para comemorar o aniversário, ações voltadas à valorização e ao aprendizado da música de concerto serão realizadas nos meses de agosto e setembro- dentre elas, o lançamento de uma nova orquestra, do Festival Sinfonia.Br e de concursos de composição, tudo com vistas a incentivar a fruição artística.

Hoje integram o Sinfonia.Br a Orquestra de Sopro de Pindoretama- que já representou o Brasil em festivais na Alemanha e na Noruega- a Orquestra Alberto Nepomuceno, Sinfonia.Br, Sinfônica infanto-juvenil de Pindoretama e a Banda Sinfônica Jovem do Ceará.

Seleção

A partir de hoje, o projeto inicia seleção para músicos estudantes e profissionais interessados em participar da temporada 2016 da Orquestra Alberto Nepomuceno. O evento tem apoio cultural da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) e vagas para instrumentos como violino, viola, violoncelo e contrabaixo. Na mesma esfera de aperfeiçoamento artístico - pretendendo ainda homenagear as obras musicais de compositores brasileiros- são lançados os prêmios Liduíno Pitombeira de Composição para Orquestra e o Francisco José Costa Holanda de composição para banda de música. Os nomes são de dois músicos cearenses de renome internacional, com relevante atuação no cenário contemporâneo. Os regulamentos completos- tanto referente à seleção de músicos para a Orquestra Alberto Nepomuceno quanto para os Prêmios de Composição- podem ser acessados no site sinfoniabr.org . "A sensação é de que, ao longo desses três anos, pudemos desenvolver um trabalho efetivo de educação musical. E pretendemos continuar assim", afirma o coordenador da instituição e também regente da Orquestra de Sopros de Pindoretama, maestro Adriano Martins. No próximo mês, o projeto lança sua primeira orquestra profissional, a Orquestra Contemporânea Brasileira. Em sua temporada de estreia, o grupo deverá ser composto por músicos de vários estados- como Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo. O concerto inaugural ocorrerá durante o festival Sinfonia.Br, previsto para os dias 2 a 4 de setembro, em Fortaleza. A programação deve incluir oficina de consertos de Bandas e orquestras regionais. Segundo Adriano, “nós prezamos muito pelo intercâmbio musical por isso sempre nessas ações há a presença de estudantes e profissionais de diferentes estados. Afinal, a música, mesmo sendo universal, é distinta para cada cultura, cada povo, e temos muito que aprender com quem vem de fora como outros olhares e vivências”.

Inspiração

A ideia de desenvolver essas ações é alimentada desde o início do Sinfonia. Juntos, Adriano Martins e violonista Paulo Leniuson- spalla e reagente assistente da orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho- foram alavancando possibilidades para explorar novas e distintas facetas da música instrumental. “Já beneficiamos mais de 200 jovens nesses poucos anos de atuação, então isso é tudo muito especial para nós”, quantifica Adriano.

Logisticamente, o Sinfonia.Br organiza-se a partir do trabalho com instrumentistas da Orquestra de Sopros de Pindoretama, no litoral Leste. O projeto tem como foco a gestão, formando musical e difusão de bandas e orquestras infanto-juvenis, colaborando para a implementação de grupos em cidades do interior, em Fortaleza e também no Amapá.

Os intercâmbios realizados pelo Maestro Arley França em instituições como Instituto Guido Alberto Fano (Itália), Canford School of Music (Inglaterra) e Pittsburgh State University (EUA) possibilitaram ampliar o programa- que, de início, contemplava apenas bandas de músicas (instrumentos de sopro). Atualmente, mantém também ações voltadas para Orquestra (cordas sopro e percussão).

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/para-celebrar-a-musica-de-concerto-1.1594477


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
No tags yet.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page