top of page

Iniciado processo formativo para a Orquestra Infantojuvenil de Solonópole



Uma cerimônia marcou, na noite de ontem, dia 20 de junho, a aula inaugural das oficinas de violino que irão preparar os alunos para integrar a Orquestra Infantojuvenil de Solonópole. O evento foi promovido através da parceria entre a Secretaria de Educação, a Secretaria de Cultura, Esporte e Meio Ambiente e a Orquestra Contemporânea Brasileira (OCB). As aulas regulares foram iniciadas hoje, dia 21 de junho.


Mais de 100 pessoas estiveram presentes, dentre as quais 75 alunos do projeto e seus familiares. O evento também foi marcado pela participação do secretário de Cultura, Esporte e Meio Ambiente, Paulão Nogueira, da secretária de Educação, Elaine Nogueira, do coordenador de Cultura de Solonópole, maestro Luis Cláudio, do maestro da OCB, Arley França e do violinista da OCB e professor, Relmerson Lima.


A aula inaugural foi iniciada com a apresentação de músicos locais, que tocaram o Hino de Solonópole, utilizando-se de voz, violão e acordeon. “Eu fiquei bastante impressionado quando ouvi as crianças e os pais no auditório cantando o hino da sua cidade. Pela primeira vez participei de uma atividade no interior do Ceará, onde todo público cantava o seu hino”, elogiou o maestro Arley França, que esteve presente para prestigiar e apresentar o histórico do projeto.


Arley França é o coordenador de nove Núcleos de Educação Musical da Orquestra Contemporânea Brasileira em cidades do Ceará, que têm possibilitado a interiorização da formação musical através da criação de Orquestras Infantojuvenis. Esses projetos são possíveis através do engajamento das prefeituras municipais. Solonópole é o primeiro município do sertão central a desenvolver essa parceria com a OCB. “O projeto foi prontamente abraçado pela prefeita Ana Vladia Nogueira e pelos secretários municipais”, afirmou o maestro.


Estão contemplados no Núcleo de Educação Musical de Solonópole - com aulas de violino - os alunos da rede pública municipal de ensino. O professor do projeto, Relmerson Lima, que é também maestro da Orquestra de Cordas de Maranguape, maestro assistente da Orquestra Sinfônica da UECE e músico da OCB, fez uma apresentação improvisada. Tocou com os músicos presentes a composição Asa Branca, de Luiz Gonzaga, e Hey Jude, dos Beatles, para mostrar aos alunos e pais as possibilidades de tocar um violino. Foi aclamado pela plateia.


No final do evento, os alunos Cleber, Letícia e Wanrley participaram da entrega simbólica dos instrumentos, representando os demais.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
No tags yet.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page